Campanha de vacinação antirrábica é iniciada em Alto Araguaia pela zona rural

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom/

Campanha de vacinação antirrábica é iniciada em Alto Araguaia pela zona rural

Fotografia: Ana Clara Souza

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT) por meio da Vigilância Ambiental, iniciou a campanha  anual de vacinação antirrábica para cães e gatos com mais de três meses. Gratuita, obrigatória e aplicada uma vez por ano, a vacina é a única forma de prevenção contra raiva animal. No município deverão ser imunizados 5.233 animais, sendo 4.381 cães e 852 gatos.

O atendimento iniciou na zona rural, no assentamento Quilates, na região do Córrego Rico, Paraíso, Água Emendada e Baús. Já no Distrito do Buriti será realizado o Dia D em 19 de agosto, das 8h às 17h.

Na zona urbana, a vacinação será com o dia D no final do mês, dia 31 de agosto também das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Serão cinco pontos de vacinação, sendo na Praça da Matriz, na Quadra de Esportes Antônio Farias da Costa (Bairro Boiadeiro). Já no Bairro Gabiroba, o atendimento será no PSF Gair de Bairros, enquanto que na Vila Aeroporto a vacinação acontece na Rodoviária Municipal. No Bairro Professora Maria das Graças de Souza Pinto e região, o Dia D acontece no Parque de Exposições Silvio José de Castro Maia.

Para que os proprietários e os vacinadores estejam protegidos na hora da imunização, os tutores devem levar os cachorros nas coleiras. É importante que os animais de grande porte ou agressivos, estejam de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou outro material para proteção. Os animais não devem ser encaminhados por crianças.